Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRGS

PDI 2011-2015

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2011-2015

A Comissão de Elaboração do Livro Verde do PDI foi coordenado pelo vice-reitor Rui Vicente Oppermann e foi aprovado pela Decisão nº 493/2010 de 3 de dezembro de 2010.

Sobre o Campus Litoral Norte

O PDI menciona o Campus Litoral Norte no item IV — Programa de Desenvolvimento.

Na página 21:

Na perspectiva da expansão da UFRGS, ganha destaque especial a sua descentralização, com a criação do campus Litoral Norte, em caráter mais imediato, e do campus Serra, a médio prazo, como prolongamento de sua excelência em ensino, pesquisa e extensão. Tal descentralização deverá estar condicionada ao incremento orçamentário e de pessoal específico para ela. Trata-se da reorientação da abrangência de atuação, com foco no estabelecimento de novos locais que tenham papel irradiador da ação da Universidade na promoção de desenvolvimento regional.

Nas páginas 21-22:

O campus Litoral Norte estará sediado no município de Tramandaí e deverá ser um laboratório de desenvolvimento regional, servindo como centro de aprendizagem para o desenvolvimento de outras regiões do Estado e do País. Ele nasce com elementos diferenciadores que podem ser assim resumidos: abrangência regional, foco no desenvolvimento regional, estruturação institucional simplificada e aglutinadora, reforço das ações existentes (especialmente as de educação a distância), oferta de cursos de graduação adequados às demandas locais, mesmo que diferenciadas das ofertas na sede (incluindo aí orientação para os cursos superiores de tecnologia), bem como a oferta de cursos tradicionais que sejam promotores de desenvolvimento social e econômico, mantidas as condições de qualidade da sede.

Nas páginas 22:

A organização administrativa dos novos campi será pautada na meta de promover a atuação interdisciplinar dos docentes e a convivência dos alunos com a pluralidade acadêmica. Ainda com relação à organização administrativa dos novos campi, será valorizada a racionalização de rotinas, permitindo mais eficácia no que concerne ao trabalho dos técnico-administrativos. Cada novo campus elaborará seu Planejamento Estratégico, buscando melhor atender suas demandas específicas.

Item IX — Corpo Discente

Na página 31:

Também a expansão da UFRGS com o campus do Litoral Norte exigirá a adoção de uma política de assistência estudantil específica e contextualizada, que leve em conta as características da estrutura de ensino e do perfil de seu corpo discente.

XI — Infraestrutura física e instalações acadêmicas

Na página 36

A implantação projetada de 90.000m2 é resultado do Programa REUNI e de projetos de pesquisa que dispõem de recursos para obras, provenientes de vários Ministérios, entre os quais o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério de Ciência e Tecnologia e o Ministério do Esporte. Soma-se a isso a área prevista para a consolidação do Parque Tecnológico, com foco na construção de prédio que abrigará as empresas incubadas. Também há que se considerar a área física necessária para a implantação do campus Litoral Norte.

Prevê-se, quanto à infraestrutura física da UFRGS, a criação de um sistema de índices de ocupação eficiente do espaço físico da Universidade, que permita avaliar a utilização adequada de laboratórios, salas de aula, espaços administrativos e de atividades multiculturais. Esse sistema dará, no futuro, suporte à administração eficiente do espaço físico.

Sobre o Parque Tecnológico

Embora aparece logo em seguida ao tema "novos campi", ele parece fazer menção a um processo da UFRGS como um todo, na página 22:

Ainda na perspectiva da expansão de sua atuação, a UFRGS deverá trabalhar para o desenvolvimento e a consolidação de seu Parque Tecnológico, que, por meio das empresas incubadas e projetos em parceria, terá papel fundamental na transferência da tecnologia produzida na Universidade, incluindo as áreas sociais em seus projetos e ampliando o conceito para os setores sociais e públicos.


Referência:

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI 2011-2015. Porto Alegre  UFRGS, 2010. 38 p. (o PDF original contém uma cópia do Decreto de aprovação do PDI).

Arquivo PDF original não pesquisável (2 Mb): http://www.ufrgs.br/ufrgs/arquivos/pdi-2010

Arquivo PDF pesquisável e comprimido (7 Mb): https://professor.ufrgs.br/dagnino/files/ufrgs_pdi_2011-2015_pesq_compressed.pdf

Mais sobre os PDI da UFRGS:

https://professor.ufrgs.br/dagnino/book/planos-desenvolvimento-institucional-ufrgs

Pré-visualizarAnexoTamanho
ufrgs_pdi_2011-2015_pesq_compressed.pdf7.11 MB

Relatório de Avaliação do PDI 2011-2015

http://www.ufrgs.br/ufrgs/arquivos/relatorio-pdi-2011-2015

Pré-visualizarAnexoTamanho
ufrgs_relatorio-de-avaliacao-do-pdi-2011-2015.pdf11.32 MB

PDI 2016-2026

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2016-2026 - Construa o futuro da UFRGS

O Comitê do PDI foi coordenado pelo vice-reitor Rui Vicente Oppermann e foi aprovado pela Decisão nº 179/2016 de 24 de junho de 2016.

Sobre o Campus Litoral Norte

O PDI menciona o Campus Litoral Norte no item 1.1. Breve Histórico da Instituição, na página 11:

Com a inauguração do Campus Litoral Norte, em 2014, a UFRGS sedimentou o conceito de expansão em áreas onde não existia ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento da região do litoral no norte do Estado, oportunizando formação superior de alto nível, com oferta de ações plurais de ensino, pesquisa e extensão. A modalidade de ensino oferecida inicialmente, o Bacharelado Interdisciplinar, BI, é uma nova opção pedagógica com maior flexibilidade curricular e possibilidade de diálogo entre as disciplinas, que facilita as escolhas dos estudantes por distintos percursos formativos. Regulada pelo Conselho Nacional de Educação, esta modalidade visa a dotar a universidade brasileira das condições fundamentais para responder aos desafios do mundo do trabalho, das novas dinâmicas de desenvolvimento do conhecimento e da cidadania do século 21.

Como Instituição dedicada à formação de pessoas, à geração e à socialização de conhecimento e de saberes, a interação acadêmica com outras universidades, independentemente do país de origem, tornou-se fundamental no século XXI. A economia do conhecimento, um bem que não conhece fronteiras, tem nas universidades um ator fundamental. 

Elementos de identidade institucional constantes no instrumento de consulta pública (Figura AI.4)

Referência:

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI 2016-2020 : Construa o futuro da UFRGS. Porto Alegre  UFRGS, 2016. 77 p. ISBN 978-85-9489-004-7. 

Arquivo original (44 Mb): https://www.ufrgs.br/governanca/wp-content/uploads/2020/05/PDI-2016-2026.pdf 

Arquivo comprimido (5 Mb): https://professor.ufrgs.br/dagnino/files/ufrgs_pdi_2016-2026_compressed.pdf

Mais sobre os PDI da UFRGS:

https://professor.ufrgs.br/dagnino/book/planos-desenvolvimento-institucional-ufrgs

Pré-visualizarAnexoTamanho
ufrgs_pdi_2016-2026_compressed.pdf5.08 MB