Professor do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CLN/UFRGS) onde ministra disciplinas das áreas de Geografia, Demografia e Planejamento urbano e regional, Cartografia, Sistemas de Informação Geográfica, Análises socioespaciais e estatísticas para os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Desenvolvimento Regional, Engenharia de Serviços, Engenharia de Gestão de Energia, e Licenciatura em Geografia. É coordenador do projeto de pesquisa SIG Litoral Norte (https://www.ufrgs.br/sig/) e do projeto de extensão Agricultura urbana e periurbana: alimentação, educação e saúde (https://www.ufrgs.br/agriurb/), orientando bolsistas de iniciação científica e de extensão.
Participa do Observatório do Mapeamento Participativo - uma parceria do Laboratório de Cartografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - GeoCart/UFRJ e do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável - IVIDES.org). Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: SINERGEA: Grupo de pesquisa, estudos e extensão em Geografia, Educação e Ambiente (https://www.ufrgs.br/sinergea/).
Iniciou os estudos acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no curso de Ciências Sociais e, em 2004, obteve o título de bacharel em Geografia pela UFRGS. Mais tarde tornou-se licenciado em Geografia pelo Claretiano Centro Universitário (2017).
Entre 2005 e 2017, foi aluno da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde realizou o Mestrado em Geografia (2007), o Doutorado em Demografia (2014) e o Pós-Doutorado em Análises demográficas espaciais (2017). Durante o doutorado e pós-doutorado aprofundou os estudos sobre população, ambiente, espaço e sustentabilidade, participando dos projetos do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO/UNICAMP), Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (l-UM/FCA/UNICAMP). Foi bolsista de pós-doutorado FAPESP no Projeto Observatório das Migrações em São Paulo, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no projeto "URBISAmazônia" do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Possui experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Geografia, Demografia e Planejamento urbano e regional, utilizando Sistemas de Informação Geográfica, Análises socioespaciais e estatísticas. Atuando principalmente com aquisição, processamento e análise de dados socioeconômicos, demográficos e ambientais em áreas urbanas e rurais, nos seguintes temas: populações em áreas protegidas, riscos ambientais, mapeamento participativo, análise ambiental, urbanização, migração, mercado de trabalho, indicadores socioeconômicos e demográficos.