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Dagnino R. Resultado da avaliação do curso de graduação em Desenvolvimento Regional da UFRGS: comentários sobre os indicadores que receberam nota 3 pelos avaliadores do INEP/MEC. Tramandaí: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Litoral Norte; 2020. Abstractdagnino_2020_comentarios_avaliacao_inep_mec_desreg.pdf

Entre os dias 04/03/2020 a 07/03/2020, o curso de graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sediado no Campus Litoral Norte, Tramandaí, Rio Grande do Sul, recebeu a visita de Reconhecimento presencial por parte dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação: Prof. Evandro de Araújo Jardini (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) coordenador da comissão e Profa. Mirella Caetano de Souza (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

Enquanto membro da Comissão de Graduação do Desenvolvimento Regional e do Núcleo de Avaliação da Unidade da UFRGS Litoral (https://www.ufrgs.br/naulitoral/) participei ativamente do processo de avaliação.
Ao final, o curso de graduação em Desenvolvimento Regional recebeu nota 5, a nota máxima nesse tipo de avaliação. Essa nota é o resultado arredondado das casas decimais para cima do cálculo da média aritmética das notas de cada item. Felizmente a maior parte das notas foi em valores entre 4 e 5, o que fez que a média ficasse em 4,6 e finalmente, após o arredondamento, a nota final foi 5.

Entretanto, alguns itens avaliados tiveram nota 3 e 4, e merecem atenção para que se busque sanar possíveis falhas ou carências que ficaram expressas nessas notas mais baixas do que a média.
Dessa forma, este material busca cruzar o resultado obtido na avaliação do curso de graduação em Desenvolvimento Regional (DR) cujos resultados estão detalhados no Relatório de Avaliação (INEP, 2020) com as definições e conceitos contidos no instrumento de avaliação utilizado para a avaliação (INEP, 2017).

As notas que receberam nota 3 e que são objeto deste relatório são:
1. Vagas – número de vagas e monitoramento;
2. Atuação e regime de trabalho do coordenador do curso;
3. Produção científica do corpo docente.

DAGNINO RS, D’ANTONA AO. Atlas do Observatório das Migrações em São Paulo. Campinas: Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (l-UM), Faculdade de Ciências Aplicadas; Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).; 2016.Website
Arruti JM, Dowbor M, Simoni A, Estanislau B, DAGNINO R, Waldvogel D, Torini D, Cazolato D, Azevedo M. Desigualdades étnico-raciais no Brasil: análise dos povos indígenas e das comunidades quilombolas. São Paulo: CEBRAP; 2014.relatorio_texto_final_cebrap_16junho2014_def.pdf
Carpi Junior S, Scaleante O, Abrahão CE, Tognoli MB, Dagnino R, Briguenti E. Levantamento de riscos ambientais na bacia do ribeirão das Anhumas. Campinas; 2006. Abstract

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